Procurando algo?

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Projeto Autins

Olá pessoal!

Depois de muito tempo sem postar, eis-me aqui novamente, para falar de um projeto interessante que desenvolvo com meu amigo JJ.
Trata-se do AutIns, um DVD que transforma um trabalho de 1:20 em 15 minutos!
Eu explico:
Uma empresa X compra 20 PCs, novinhos, todos iguaizinhos. Então, necessita que cada um deles seja instalado com seu Sistema Operacional, suíte de aplicativos para escritórios, atualizações do sistema, navegador de internet, java, pó de pirlimpimpim, e sejaláoqueforqueaempresaxusaemseuscomputadores.
Se fossemos fazer esse tipo de trabalho da forma "convencional", cada PC gastaria 1:20hs entre instalar o SO, e finalizar a instalação. O projeto Autins encurta esse tempo de trabalho para no máximo 20 minutos por PC. Ele restaura a imagem do computador já instalado, configurado, autenticado, registrado, pronto pra voar! :-)
Mas não é só apenas isso, após a restauração, o sistema é personalizado para cada PC, para que não fiquem iguais.
Tudo isso, feito APENAS com software livre e de código fonte aberto.
Com isso, a empresa não gasta com softwares proprietários como Norton Ghost da Symantec, Partition Image da Powerquest, entre outros, muito bons, porém caros.
Na próxima versão do projeto, haverá uma expansão das funções do programa. Qualquer um vai poder criar uma imagem do seu sistema, entregá-la ao Autins, e ele criará automaticamente um DVD de restauração, com seus softwares preferidos, instalação, updates, etc. Pode parecer besteira para alguns, mas imagina instalar cada uma das quase 300 estações existentes no prédio onde trabalho... agora imagina em um prédio central com 2000, 3000, 5000 estações!
Vejam nas fotos, a capa do DVD Autins, cuja arte, foi criada por mim:


















E um vídeo do projeto rodando:

Nenhum comentário:

Postar um comentário